Consultoria e Treinamento Empresarial

  • Home
  • MQS
  • Equipe
  • Eventos e Cursos
  • Produtos
  • Artigos
  • Imprensa
  • Galeria de fotos
  • Contato
  • Imprensa

    Redes sociais favorecem o networking

    Se preferir, leia em:
    http://www.portalvgv.com.br/site/redes-sociais-favorecem-o-networking/


    O desafio dos profissionais em busca de colocação no mercado é inserir o uso desses recursos na rotina diária. Saber como montar um bom currículo e usá-lo como vitrine na rede também pode ser fator decisivo para a contratação.

    “Manter-se em constante exposição utilizando a força das redes sociais e dos recursos de comunicação imediata proporcionados pela internet”. Na visão do consultor, coach, instrutor e palestrante em Gestão Empresarial, Paulo Queija, diretor da MQS Consultoria e Treinamento Empresarial, esta é hoje uma das melhores estratégias para profissionais “turbinarem” seus currículos e alcançarem mais facilmente o objetivo de conquistar uma posição no mercado.

    “A rede de contatos, o chamado networking, precisa ser nutrida. Acionar seus contatos somente quando precisa de algo demonstra certo egoísmo e pode arruinar sua rede. Manter os contatos ativos, conversar por e-mail, telefone, MSN, ou mesmo através das redes sociais mantém a troca ativa e faz com que se construa uma relação de dupla mão. As redes sociais proporcionam uma exposição interessante tanto para a busca como para a manutenção de contatos”, afirma.

    Paulo Queija diz, no entanto, que o grande desafio do profissional é administrar o tempo e inserir naturalmente na rotina o uso das redes, sem excluir os contatos ao vivo. “Há opções variadas para explorar esse ambiente interessante como o Linked In, Viadeo, Xing, Ziki, Plaxo e o Naymz. É importante, também, utilizar as redes sociais públicas como ferramenta de uso profissional como o Facebook e o MySpace”, explica.

    Ele ressalta que, além da administração do tempo, o candidato deve escolher bem quais desses recursos na web se encaixam no perfil da vaga que procura, pois as empresas estão cada vez mais acompanhando o comportamento virtual dos aspirantes a oportunidades no mercado. “É preciso apurar as informações e conhecer as redes sociais que vão lhe trazer mais resultados no perfil de emprego que quer conquistar”, afirma o consultor.

    Vitrine – Outra dica do diretor da MQS é montar um bom currículo e usá-lo como vitrine. “O currículo, seja para uso na internet ou na versão impressa, deve ser elaborado de forma que o recrutador conheça o histórico, a formação e realizações do candidato”, lembra.

    Segundo Queija, este ainda é o primeiro documento visto pelo recrutador, que costuma analisar uma grande quantidade deles, para uma variedade de necessidades de vagas.

    “Ter os dados pessoais bem escritos e claros, destacados inicialmente os objetivos profissionais, habilidades que possui destinadas ao foco profissional, formação e experiência profissional, da atual para a mais antiga, são pontos fundamentais, lembrando que até duas páginas é o tamanho ideal para um currículo”, explica Queija.

    Ele alerta também que, a falta de foco do profissional pode atrapalhar o sucesso na conquista dos objetivos pretendidos. “Se temos em mente a continuidade na área que atuamos, é importante que estes itens estejam alinhados. É um pouco estranho, como já vi em diversos momentos, alguém descrever em seu currículo que procura colocação nas áreas de produção ou administrativa ou de vendas, quando buscamos alguém com história e bagagem numa direção específica. É perceptível neste caso a falta de foco do profissional”, explica.

    Paulo Queija afirma, por outro lado, que se o candidato busca uma mudança de rumo profissional deve deixar isso claro no currículo, mostrando como pode utilizar suas competências neste novo direcionamento.

    Quem ainda não possui um currículo na internet, pode utilizar gratuitamente os serviços do portal Vitrine Publicitária, que disponibiliza, além do currículo tradicional, um sistema para criação de portfólio online onde o usuário pode incluir imagens, sons e vídeos dos trabalhos realizados. Basta acessar o site www.vitrinepublicitaria.net e realizar o cadastro em poucos minutos.

    « Voltar